quinta-feira, 10 de maio de 2012

9.º Ano - Turistas em “Veneza de Portugal”

No dia 3 de Maio de 2012, realizou-se uma visita de estudo à Veneza de Portugal (Aveiro) em que participaram os dois nonos anos (A e B). A acompanhar os alunos iam as pedagogas Paula Tomaz (Prof. De Geografia), Laura Zarcos Palma (prof. De Historia) e Maria José Morais (prof. De Língua Portuguesa).   
Acordamos com uma manhã muito chuvosa e com ventos fortes em Vila Nova de Famalicão. Contudo, à medida que nos fomos dirigindo para Sul, o estado de tempo foi melhorando gradualmente e quando chegamos ao nosso destino a chuva já tinha parado, o que propiciou a nossa visita.
A nossa primeira etapa consistiu em visitar as salinas. Aí, ficamos a saber que os únicos ingredientes do sal de Aveiro são a água do mar, o sol, vento e o engenho dos Marnotos. O nosso guia explicou-nos que o sal de Aveiro «é muito mais do que sal», ou seja, é a matéria-prima para alguns produtos de qualidade e que é o primeiro sal ecológico produzido de forma tradicional. É rico em elementos naturais como o iodo natural, o magnésio, o ferro, o flúor, o zinco, o cálcio e o potássio. A «flor do sal», é considerada o «diamante das salinas».
Depois partimos para a oficina do doce onde tivemos a oportunidade de conhecer, confecionar e degustar um doce tradicional de Aveiro – os ovos-moles. Esta oficina foi criada com o intuito de dar a conhecer toda a envolvente histórica associada aos ovos-moles. É um espaço exposicional e didático, onde podemos ver ao vivo e a cores a forma de fabrico mais tradicional dos ovos-moles, desde a cobertura da massa/hóstia com o creme de ovos, o corte e até o momento final – a ansiada degustação.
Saciado o estomago, fomos fazer um passeio de moliceiro pelos canais da cidade. Pelo emblemático Canal Central, pudemos observar as belas casas de arte nova e o centro histórico da cidade. Pelo Canal de São Roque, avistamos um antigo bairro de pescadores com as suas tradicionais casas ornamentadas com azulejos e antigos palheiros de armazenamento do sal. Navegando pelo Canal do Cojo, deparamo-nos com a Assembleia Municipal (antiga Capitania) que é um edifício emblemático da cidade de Aveiro que muito nos deslumbrou pelo facto de se encontrar assente na água. Passamos também junto ao Forum Aveiro, que é um centro comercial ao ar livre, onde mais tarde almoçamos à sombra das suas lindas oliveiras. O nosso passeio de moliceiro terminou junto à antiga fábrica de cerâmica que foi recuperada e transformada no atual centro cultural e de congressos.
Após o almoço realizamos um passeio a pé pela cidade com o objetivo de dar resposta a uma ficha preparada pela professora de Historia e que consistia em identificar e caraterizar os edifícios da Arte Nova.
Chegada a hora de partir, despedimo-nos desta linda cidade com a sensação de termos vivido uma experiência muito enriquecedora, não só pela aprendizagem mas também pela paisagem envolvente que inspira serenidade e apela à contemplação da natureza.
Daniel Azevedo e João Barbosa 9.º B

2 comentários:

  1. esta visita foi um espectaculo gostei muito temos de repetir podiamos estar la mais tempo

    ResponderEliminar
  2. Pois é Joana...
    Ainda bem que gostaste!

    Beijos

    ResponderEliminar