sexta-feira, 18 de maio de 2012

7.º Ano - Objetivos para o teste

- Distinguir clima de estado de tempo; pág. 108
- Distinguir climatologia de meteorologia; pág. 108
- Distinguir elementos de fatores do clima; caderno
- Referir exemplos de elementos e fatores do clima; esquema pág. 110
- Explicar a variação da temperatura com os movimentos de rotação e translação da terra; pág. 109 e 110
- Identificar as zonas climáticas da terra; caderno
- Explicar como varia a temperatura com a latitude, altitude, nebulosidade e com a proximidade/afastamento do mar; pág. 113 e 114;
- Definir linhas isotérmicas, isóbaras e isoietas; livro
- Calcular a temperatura média anual e a amplitude térmica anual; pág. 111 e exercícios do caderno
- Explicar como varia a pressão atmosférica com a temperatura e com a altitude; pág. 118;
- Identificar a partir dos respetivos esquemas, centros de altas e baixas pressões; pág. 121 e caderno
- Saber como se dá a circulação do ar (horizontal e vertical) nos centros de altas e baixas pressões, bem como o tempo que lhe está associado; caderno
- Explicar a variação da precipitação com a altitude e com a proximidade/afastamento do mar; pág. 123
- Identificar com base nas imagens os 3 tipos de chuvas que existem e saber como se formam; pág. 124 e 125
- Definir gráfico termopluviométrico; pág. 130
- Identificar tipos de clima com base em gráficos termopluviométricos (só saem os climas quentes); pág. 135
- Descrever as caraterísticas de cada um dos climas quentes (equatorial, tropical húmido, tropical seco e desértico) a partir da análise dos gráficos termopluviométricos respetivos; livro pág. 134 e 135;
                    NÃO ESQUECER LEVAR ...

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