quinta-feira, 17 de maio de 2012

9.º Ano - Objetivos para o teste

- Indicar e definir os 4 subsistemas da Terra; powerpoint
- Conhecer os fatores humanos que interferem no sistema Terra-ar-água; pág. 114
- Indicar os principais problemas que afetam os diferentes subsistemas terrestres; pág. 116

BIOSFERA

- Conhecer os 5 principais problemas que afectam a Biosfera; powerpoint
- Definir desflorestação; powerpoint
- Indicar as causas da desflorestação; powerpoint e pág. 121
- Indicar as consequências da desflorestação; powerpoint e pág. 122
- Distinguir aridificação de desertificação; powerpoint
- Indicar as causas e consequências da desertificação; powerpoint
- Identificar e localizar a região do mundo mais afectada pelo problema da desertificação; livro pág. 125
- Indicar as causas e consequências da perda de biodiversidade; powerpoint e pág. 128
- Apontar soluções para a preservação da biosfera; powerpoint

ATMOSFERA

- Conhecer a composição química da atmosfera; powerpoint e livro pág. 135
- Conhecer a estrutura vertical da atmosfera, bem como as principais características de cada camada; powerpoint e livro pág. 134
- Explicar a variação da temperatura na atmosfera; livro pág. 135 (fig. 29)
- Explicar as funções da atmosfera; powerpoint e livro pág. 136
- Definir gradiente térmico vertical e inversão térmica; livro pág. 134 e 140
- Explicar o que é o smog bem como as suas causas, consequências e cidades mais afetadas por este problema; powerpoint
- Explicar como se formam as chuvas ácidas; suas consequências para os seres vivos e meio natural; powerpoint e livro pág. 142 e 143
- Explicar por que razão se considera que o problema das chuvas ácidas não conhece fronteiras; livro pág. 142
- Explicar a importância do ozono para a vida na terra; livro pág. 145
- Explicar como se processa a destruição do ozono estratosférico, e suas consequências; powerpoint
- Indicar exemplos de utilizações dos CFC; powerpoint
- Explicar a importância do efeito de estufa como função da atmosfera; livro pág. 149
- Explicar o problema do aumento do efeito de estufa e suas consequências; powerpoint e livro pág. 149 - Indicar exemplos de GEE – Gases de Efeito de Estufa; powerpoint e livro pág. 150
- Apresentar soluções para atenuar as consequências da poluição atmosférica; powerpoint
 Bom Estudo

9 comentários:

  1. Professora,
    Os vídeos não são necessários para o teste pois não? É apenas uma curiosidade ou tem informações para o teste ??

    ResponderEliminar
  2. Olá stora,
    Eu começei a estudar e tive uma duvida sobre os fatores humanos que interferem no sistema Terra-ar-água relativamente sobre isso é preciso saber definir ou só os nomes ?

    Obrigado, João 9ºB

    ResponderEliminar
  3. Olá João,

    relativamente à questão que me colocas, claro que tens de saber explicar a interferência de cada fator.

    Bom estudo.

    ResponderEliminar
  4. Olá Dani,

    claro que os vídeos são apenas a titulo de curiosidade, caso queiram revê-los.

    Bom estudo.

    ResponderEliminar
  5. Stora, a variação da temperatura na atmosfera tem a ver com as definições das estruturas da mesma?
    Gabriela 9ºB

    ResponderEliminar
  6. Ola Gabriela,

    para explicares a variação da temperatura na atmosfera tens de atender à figura 29 (pág. 135) onde a mesma se encontra representada com uma linha vermelha.
    Tem a ver com a estrutura, com a composição e com a altitude.
    Já sabes que o normal é verificar-se um decréscimo da temperatura à medida que aumenta a altitude (Gradiente térmico vertical - por cada 100 m a temperatura desce 0,6º C), logo quando tal não acontece tens de saber o que provoca aquela inversão térmica.
    Na troposfera ocorre o gradiente térmico;
    Na estratosfera ocorre uma inversão térmica, ou seja, a temperatura aumenta com a altitude, devido à grande quantidade de radiação ultravioleta que se encontra concentrada na camada de ozono;
    Na mesosfera a temperatura desce bruscamente, por ser uma camada que não absorve energia solar;
    Na termosfera a temperatura sobe bruscamente devido à maior proximidade ao sol.

    Espero ter esclarecido a tua dúvida.
    De qualquer forma tens de saber o porquê bdas variações, descrever a variação será mediante o gráfico que eu colocarei no teste.

    Bom estudo!

    ResponderEliminar
  7. Professora aquela zona acima da arábia saudita que está a vermelho no mapa da pagina 125 é médio oriente?

    ResponderEliminar
  8. professora, Explicar as funções da atmosfera são só aquelas 4 funções ?? Ou precisamos de saber aquele texto todo da pagina 136 ?

    ResponderEliminar
  9. Olá Daniel,

    quanto às funções da atmosfera têm de saber indicá-las e explicá-las.

    Quanto à outra questão, sim é o médio oriente.

    Bom estudo.

    ResponderEliminar