quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Objetivos para o teste 9.º ano

CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
 · Distinguir crescimento de desenvolvimento; livro pág. 14 e 17
· Conhecer quais os indicadores utilizados para medir o crescimento e o desenvolvimento; livro pág. 14 e 18
· Distinguir PNB de PIB; livro pág. 14
· Reconhecer a importância do IDH como indicador de desenvolvimento dos países, conhecendo quais os indicadores simples que entram no seu cálculo; livro pág. 18
· Conhecer a escala de classificação do IDH; livro pág. 18
· Analisar documentos com a distribuição do PIB, PNB, IDH; mapas do livro
· Justificar o facto de nem sempre o crescimento conduzir ao desenvolvimento; livro pág. 15 e 16
· Explicar porque razão se considera a qualidade de vida um conceito complexo e de definição variável; livro pág. 20
· Conhecer quais as duas dimensões da qualidade de vida, bem como as vertentes que cada uma contempla; esquema do livro pág. 20
· Indicar exemplos de indicadores de qualidade de vida; quadro do livro pág. 21
· Analisar mapas e gráficos de indicadores de qualidade de vida; mapas livro pág. 26, 27 e 28
· Indicar quais os obstáculos  internos e externos ao desenvolvimento dos PED; livro pág. 38 a 42 e 68 a 73
· Relacionar o baixo desenvolvimento dos países com o colonialismo; livro pág. 38
· Explicar de que forma as condições naturais, as catástrofes naturais, a explosão demográfica, a fragilidade económica, o baixo nível de escolaridade e a instabilidade social constituem obstáculos ao desenvolvimento dos PED; livro pág. 39, 41 e 42
· Explicar a relação população/recursos; livro pág. 44 e 45
· Saber o que é o modelo de transição demográfica e explicar as várias fases; livro pág. 47
. Definir políticas demográficas; pág. 57·       
. Distinguir políticas natalistas de políticas antinatalistas e indicar medidas no âmbito de cada uma delas; pág. 56 a 61
· Explicar a lei da oferta e da procura; pág. 76 e ppt
· Distinguir balança comercial (saber calcular) de balança de pagamentos; pág. 77 e ppt
· Definir Globalização e apresentar as suas vantagens e desvantagens; ppt
. Conhecer os fatores que impulsionaram o desenvolvimento do comércio mundial; ppt
· Explicar a organização do comércio mundial (degradação dos termos de troca); pág. 79 e ppt
· Conhecer as 3 principais organizações que controlam o comércio mundial, referindo dois dos seus principais objetivos; pág. 84 e ppt
· Indicar quais os principais blocos económicos estudados bem como a sua localização; ppt e livro pág. 86 a 88

Nota - Disponibilizei na reprografia o powerpoint utilizado na aula (atividade comercial).

Sem comentários:

Enviar um comentário