- Identificar a partir de imagens as formas de relevo que existem (montanhas, planaltos, vales, colinas e planícies); livro pág. 160 e 161
- Dar uma definição das 4 formas de relevo; livro 160 e 161
- Distinguir mapas topográficos de mapas hipsométricos; caderno
- Definir curvas de nível; caderno
- Identificar a partir das curvas de nível áreas de depressão, elevação e vale; justificar; livro pág. 162
- Indicar quais os 3 fatores que contribuem para a evolução do relevo; livro pág.163
- Explicar os dois processos de formação das montanhas (subducção e colisão); livro pág.163 e 164
- Conhecer os diferentes agentes erosivos; livro pág.164
- Indicar as três fases da erosão; livro pág.165
- Localizar as principais cadeias montanhosas a nível mundial; livro pág.169
- Caracterizar o relevo em Portugal (Norte, Sul e Regiões autónomas); livro pág.170
OS RIOS
- Definir e identificar numa figura: rede hidrográfica, bacia hidrográfica, leito, interflúvio, afluente, subafluente, nascente e foz; caderno.
- Identificar os tipos de vales que se podem encontrar ao longo do percurso de um rio; livro pág. 182 e 183;
- Descrever as principais ações erosivas que ocorrem em cada fase do percurso de um rio; caderno e livro pág. 182
- Indicar exemplos de fatores responsáveis pela variação dos caudais dos rios; livro pág. 183
- Enumerar as vantagens (4) da construção das barragens; livro pág. 184 e 185
- Localizar os principais rios portugueses (Minho, Lima, Cavado, Douro, Mondego, Tejo, Sado, Mira e Guadiana); livro pág. 185
- Localizar os principais rios a nível mundial (Mississipi, Amazonas, Nilo, Congo, Danúbio, Reno, Volga, Ganges, MeKong, Iansequião, Amarelo); livro pág. 178
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