segunda-feira, 5 de março de 2012

Objetivos para o teste - 8.º Ano

1 – INDICADORES DEMOGRÁFICOS:
- Definir: Densidade populacional, população absoluta, natalidade, taxa de natalidade, mortalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento natural, crescimento natural, esperança média de vida, taxa de mortalidade infantil, índice de fecundidade e índice de renovação de gerações; ficha 9 CA
- Calcular: densidade populacional, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento natural, crescimento natural, taxa de mortalidade infantil; fórmulas ficha 6 CA
- Conhecer a distribuição das taxas de natalidade no mundo: onde é mais elevada e onde é mais baixa; pág.37 e 38
- Indicar fatores que expliquem as baixas e as elevadas taxas de natalidade no mundo; caderno
- Conhecer a distribuição das taxas de mortalidade no mundo: onde é mais elevada e onde é mais baixa; pág.40 e 41
- Indicar fatores que expliquem as baixas e as elevadas taxas de mortalidade no mundo; pág.40 e 41
- Conhecer a distribuição das taxas de crescimento natural no mundo: onde é mais elevada e onde é mais baixa; pág.43 e 44
- Conhecer a distribuição da esperança média de vida no mundo: regiões onde é mais elevada e regiões onde é mais baixa; pág. 46 e 47
- Indicar quais os fatores que justificam o facto da esperança média de vida das mulheres ser superior à dos homens na maioria dos países;
- Referir quais as regiões do mundo em que a mulher tem uma esperança média de vida inferior à do homem e porquê; pág. 46
- Conhecer a distribuição da taxa de mortalidade infantil no mundo: regiões onde é mais elevada e regiões onde é mais baixa; pág. 48
- Indicar fatores que expliquem as elevadas e as baixas taxas de mortalidade infantil no mundo; caderno
- Conhecer a distribuição do índice de fecundidade no mundo: regiões onde é mais elevada e regiões onde é mais baixa; pág. 50
- Saber qual terá que ser o nº médio de filhos por mulher para que se dê a renovação de gerações e o porquê desse valor; pág. 50

2 – ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO:

- Definir estrutura etária; pág. 52
- Definir pirâmide etária; pág. 52
- Justificar a importância do estudo da estrutura etária; pág. 52
- Identificar quais os 4 tipos de pirâmides etárias que existem bem como conhecer as suas características; pág. 53
- Definir, indicar e conhecer os factores que justificam as classes ocas; pág. 53 e 54
- Referir as consequências de uma estrutura etária jovem, adulta e envelhecida; pág.54

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