quarta-feira, 21 de março de 2012

Alunos do 8.º Ano em visita de estudo ao Porto

Os alunos do 8.º ano realizaram no passado dia 19 de Março uma visita de estudo à cidade do Porto. Foram acompanhados pelos professores Paula Tomaz, Sónia Pires e Fernando Guimarães, das áreas de Geografia, Ciências Físico-Químicas e História, respetivamente.

Na parte da manhã tiveram a oportunidade de visitar o Palácio da Bolsa, que não passou indiferente aos olhares curiosos dos alunos devido à sua grandiosidade e exuberância. Este fantástico palácio é considerado uma das joias arquitetónicas da Cidade e constitui um dos ex-libris e polo de atração da quer do Porto quer da região, em termos económicos.


















A Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Industria do Porto- iniciou em 1842, a construção do Palácio da Bolsa, sua sede e propriedade. Continuando a reunir-se neste palácio, onde em tempos também funcionou como Bolsa de Valores do Porto - mercado a viva voz.
   
De tarde visitamos o Pavilhão da Água, onde os alunos puderam encantar-se com as experiências propostas; o variado conjunto de experiências lúdicas e científicas sublinhou a atenção para a importância da água, consolidando aprendizagens significativas, de acordo com as temáticas desenvolvidos em contexto sala de aula nas disciplinas de Geografia, Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas. Compor música, ver imagens em três dimensões através de ilusões de ótica, assistir à formação de um tornado e de um ciclone, observar o comportamento das ondas, ver jatos de água de diferentes formas, compreender o funcionamento de uma barragem, observar a passagem de barcos nas eclusas e aprender as diferentes fases do ciclo da água, foram algumas das experiências observadas. Nestas experiências a água é a única fonte de energia utilizada para fazer mover os engenhos. Ela é depois reaproveitada, pois circula em circuito fechado ao longo de todo o percurso.




































Sem dúvida que esta visita de estudo favoreceu a aquisição de competências sociais, correspondeu aos interesses dos alunos, promoveu o gosto pela pesquisa/investigação e esteve de acordo com o nível etário/cognitivo dos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário