Os
alunos do 8.º ano realizaram no passado dia 19 de Março uma visita de
estudo à cidade do Porto. Foram acompanhados pelos professores Paula Tomaz,
Sónia Pires e Fernando Guimarães, das áreas de Geografia, Ciências
Físico-Químicas e História, respetivamente.
Na
parte da manhã tiveram a oportunidade de visitar o Palácio da Bolsa, que não passou indiferente aos olhares curiosos
dos alunos devido à sua grandiosidade e exuberância. Este fantástico palácio é
considerado uma das joias arquitetónicas da Cidade e constitui um dos ex-libris
e polo de atração da quer do Porto quer da região, em termos económicos.
A
Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Industria do Porto-
iniciou em 1842, a construção do Palácio da Bolsa, sua sede e propriedade.
Continuando a reunir-se neste palácio, onde em tempos também funcionou como
Bolsa de Valores do Porto - mercado a viva voz.
De
tarde visitamos o Pavilhão da Água, onde os alunos puderam encantar-se com as experiências
propostas; o variado conjunto de experiências lúdicas e científicas sublinhou a
atenção para a importância da água, consolidando aprendizagens significativas,
de acordo com as temáticas desenvolvidos em contexto sala de aula nas
disciplinas de Geografia, Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas. Compor
música, ver imagens em três dimensões através de ilusões de ótica, assistir à
formação de um tornado e de um ciclone, observar o comportamento das ondas, ver
jatos de água de diferentes formas, compreender o funcionamento de uma
barragem, observar a passagem de barcos nas eclusas e aprender as diferentes
fases do ciclo da água, foram algumas das experiências observadas. Nestas
experiências a água é a única fonte de energia utilizada para fazer mover os
engenhos. Ela é depois reaproveitada, pois circula em circuito fechado ao longo
de todo o percurso.
Sem dúvida que esta visita de estudo favoreceu a aquisição de
competências sociais, correspondeu aos interesses dos alunos, promoveu o gosto
pela pesquisa/investigação e esteve de acordo com o nível etário/cognitivo dos
alunos.
Sem comentários:
Enviar um comentário