segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Objectivos para o Teste - 9º Ano

SECTORES DE ACTIVIDADE ECONÓMICA

- Distinguir os três sectores de actividade: primário, secundário e terciário; livro pág. 138
- Conhecer exemplos de profissões dentro de cada sector de actividade; exercícios da pág. 141
- Distinguir população activa de população inactiva; livro pág. 138
- Conhecer a evolução da população por sectores de actividade nos países desenvolvidos e em Portugal; livro pág. 140 e 138
- Definir terciarização; livro pág. 140
- Enumerar exemplos de profissões que se possam enquadrar no sector terciário superior ou quaternário; livro pág. 140

AGRICULTURA

- Conhecer os factores físicos e humanos que condicionam a actividade agrícola; livro pág. 144 a 145
- Explicar a influência do clima e do relevo para a prática agrícola; livro pág. 144
- Indicar mecanismos utilizados pelo Homem para minimizar a influência dos factores físicos na agricultura;
- Caracterizar a agricultura tradicional e a agricultura moderna; caderno e livro pág.146 E 150/1
- Distinguir agricultura intensiva de extensiva;
- Distinguir monocultura de policultura;
- Explicar em que consiste o emparcelamento;
- Conhecer e caracterizar as diferentes formas de agricultura tradicional: Agricultura itinerante sobre queimada, agricultura sedentária de sequeiro, agricultura de oásis e agricultura da Ásia das monções; livro pág. 148, 149 e 155
- Caracterizar a agricultura europeia e norte-americana; livro pág. 152 e 154
- A agricultura de plantação: definição, características; livro pág. 153 e 154
- Caracterizar a agricultura portuguesa antes e após a adesão à CEE (1986); livro pag. 158, 159 e 160
- Referir quais os problemas causados pela agricultura; livro pág. 161 e 162
- A agricultura biológica: definição, vantagens e desvantagens; livro pág. 164 e caderno

PECUÁRIA

- Indicar quais as principais transformações ocorridas nas últimas décadas na pecuária; livro pág. 166
- Distinguir a pecuária extensiva da pecuária intensiva; livro pág. 166

PESCA

- Indicar os factores que condicionam a obtenção de pescado; powerpoint
- Definir plataforma continental; powerpoint
- Justificar a grande riqueza biológica das plataformas continentais; powerpoint
- Identificar as principais áreas de pesca; livro pág. 168
- Caracterizar a pesca artesanal e a pesca industrial; powerpoint
- Identificar e distinguir as técnicas utilizadas na pesca: arrasto, cerco e deriva; livro pág. 169
- Definir ZEE (Zona Económica Exclusiva); powerpoint
- Definir aquacultura; powerpoint
- Caracterizar o sector das pescas em Portugal; livro pág. 169
- Indicar algumas medidas que devam ser adoptadas para tornar o sector das pescas em Portugal mais competitivo; livro pág. 169

10 comentários:

  1. tantos ... podia nos dar um desconto de alguma matéria.)

    ResponderEliminar
  2. Ah, ah...

    não é tanta assim, os objectivos é que estão muito pormenorizados.

    Bom estudo!

    ResponderEliminar
  3. No teste vai sair as contas da taxa de actividade e sai para defenir popülacao activa ?

    ResponderEliminar
  4. Pode me dizer o que é a Agricultura Intensiva e Extensiva s.f.f ?
    :)

    ResponderEliminar
  5. Sao muitos objectivos, podem estar muito pormenorizados mas dá muitas folhas para estudar... Podia nao sair a pesca ;D

    ResponderEliminar
  6. vc no tópico número 3 da Agricultura pede para indicar mecanismos utilizados pelo homem para minimizar a influencia dos factores fisicos na agricultura mas nos so temos o dos efeitos nocivos dos factores naturais no cadernos, nao temos os dos factores fisicos, nao se enganou??


    bjinho responda rapido faz-me falta isso :)

    ResponderEliminar
  7. Bem, vou começar a responder às vossas dúvidas pela ordem com que foram colocadas.

    1º Bruno, não vai sair o cálculo das taxas de actividade.

    2º Agricultura intensiva é uma forma de praticar a agricultura em que os campos se encontram permanentemente ocupados, enquanto que na agricultura intensiva tal não acontece, pois numa determinada ampos estão de pousio.

    3º factores físicos ou naturais é a mesma coisa!!!

    Penso ter esclarecido a todos.

    ResponderEliminar
  8. No 2ª por lapso repeti duas vezes agricultura intensiva. O que quero dizer é "Agricultura intensiva é uma forma de praticar a agricultura em que os campos se encontram permanentemente ocupados, enquanto que na agricultura extensiva, tal não acontece, pois numa determinada ampos estão de pousio.

    Peço desculpa pelo lapso...

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde,

    O meu nome é Cristina, tnho um filhote que vai fazer teste de geografia na proxima segunda feira.

    Tenho procurado na net testes para ele testar conhecimentos, mas de Geografia não encontro nada que se adapte ao que ele tem andado a dar.

    Vi este blog e para meu espanto os objectivos são muito semelhantes aOS QUE ELE TEM PARA O TESTE.
    Seria possivel facultar-me, via email o teste que deu origem a estes conteudos?

    O meu endereço de email é: mir.per@hotmail.com

    O meu muito obrigado
    Cristina

    ResponderEliminar
  10. Olá, acha que me poderá enviar também. A minha filha tambem tem uns objectivos muito semelhantes.

    O meu endereço de email é: joana.raquel@yahoo.com

    Muito agradecida
    Joana

    ResponderEliminar