quarta-feira, 21 de abril de 2010

Poderá o Vulcão Islandês aliviar o Aquecimento Global?

Grandes erupções vulcânicas já tiveram um efeito de arrefecimento no clima da Terra, mas, segundo vários cientistas, o recente evento na Islândia é pequeno demais para trazer alívio ao aquecimento global antropogênico (causado pelo homem).
O evento marcante dessa capacidade de refrigeração vulcânica dos últimos 20 anos ocorreu em 1991, quando o Monte Pinatubo entrou em erupção nas Filipinas, provocando o arrefecimento da superfície terrestre em 0,5 grau Celsius no ano seguinte, o suficiente para compensar o impacto dos gases causadores de efeito estufa entre 1991 e 1993.
O arrefecimento pode ser explicado por uma fórmula simples: o vulcão libera grande quantidade de cinzas vulcânicas e dióxido de enxofre, que são transportados para a estratosfera, camada da atmosfera acima da troposfera, a mais próxima da superfície. Lá, fenómenos físico-químicos criam uma fina camada de partículas esbranquiçadas que, durante meses ou anos, circundam a Terra e refletem parte dos raios solares, impedindo que a radiação atinja o solo. Basicamente, é como colocar um escudo refletor sobre o pára-brisa do carro, impedindo que o interior aqueça demais.
Contudo, vários cientistas afirmaram já, que a erupção do vulcão Eyjafjallajokull foi pequena demais, não produzindo enxofre suficiente para ter qualquer impacto climático.

Sem comentários:

Enviar um comentário