sábado, 8 de outubro de 2011

Objetivos para o Teste 9.º Ano


Ë  SECTORES DE ACTIVIDADE ECONÓMICA
- Distinguir os três sectores de actividade: primário, secundário e terciário; livro pág. 138 ou caderno
- Conhecer exemplos de profissões dentro de cada sector de actividade; exercícios da pág. 141
- Distinguir população activa de população inactiva; livro pág. 138
- Analisar gráficos que representem a evolução da população por sectores de atividade; por exemplo pág. 138 ou 141
- Definir terciarização; livro pág. 140
- Enumerar exemplos de profissões que se possam enquadrar no sector terciário superior ou quaternário; livro pág. 140

Ë  AGRICULTURA
- Conhecer e explicar a influência dos fatores físicos e humanos na atividade agrícola; livro pág. 144 a 145
- Indicar mecanismos utilizados pelo Homem para minimizar a influência dos fatores físicos na agricultura: construção de estufas; utilização de modernos sistemas de rega; construção de socalcos.  
- Caracterizar a agricultura tradicional e a agricultura moderna; livro pág.146 e 150/1 e caderno
- Definir agricultura intensiva e extensiva; monocultura e policultura; latifúndio e minifúndio; rendimento e produtividade; agricultura de sequeiro e de regadio; campos abertos e fechados; caderno
- Explicar em que consiste o emparcelamento;
- Conhecer e caracterizar as diferentes formas de agricultura tradicional: Agricultura itinerante sobre queimada, agricultura sedentária de sequeiro, agricultura de oásis e agricultura da Ásia das monções; livro pág. 148, 149 e 155 ou caderno
- Caracterizar a agricultura europeia e norte-americana e de plantação; livro pág. 152 e 154 e caderno
- Caracterizar a agricultura portuguesa antes e após a adesão à CEE (1986); livro pág. 158, 159 e 160
- Referir quais os problemas causados pela agricultura; esquema do livro pág. 161
- A agricultura biológica: definição, vantagens e desvantagens; livro pág. 164 e caderno

Ë  PECUÁRIA
- Indicar quais as principais transformações ocorridas nas últimas décadas na pecuária; livro pág. 166
- Distinguir a pecuária extensiva da pecuária intensiva; livro pág. 166

Ë  PESCA
- Definir plataforma continental; caderno
- Justificar a grande riqueza biológica das plataformas continentais; caderno
- Distinguir os 3 principais tipos de pesca: pesca local e costeira; pesca de alto e pesca de longa distância; livro pág. 168
- Identificar as técnicas utilizadas na pesca: arrasto, cerco e deriva; livro pág. 169
- Definir ZEE (Zona Económica Exclusiva); caderno
- Definir aquacultura; caderno
- Indicar algumas medidas que devam ser adoptadas para tornar o sector das pescas em Portugal mais competitivo; livro pág. 169

3 comentários:

  1. Aquacultura ou aquicultura é a produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e o cultivo de plantas aquáticas para uso do homem.


    ZEE (Zona Económica Exclusiva) separa as aguas nacionais das aguas internacionais. A ZEE é delimitada de acordo com a linha da plataforma continental.


    Está certo ?

    Sofia Ferreira 9ºB Nº5

    ResponderEliminar
  2. Sim Sofia,

    no entanto aguarda pela aula de 5ª feira porque irão registar esses apontamentos no caderno, ok?

    ResponderEliminar