quarta-feira, 16 de março de 2011

Visita de Estudo à Barragem do Alto Lindoso, ETAR e ETA de Braga

Na passada segunda-feira, dia 14 de Março de 2011, o 9º ano visitou juntamente com os seus professores, a barragem do alto Lindoso, ETAR, e ETA de Braga no âmbito das disciplinas de Geografia e Ciências Físico-química.
A partida da escola deu-se por volta das 8:30h e daí seguiram viagem para a Barragem do Alto Lindoso, no Gerês.
Na barragem, os alunos tiveram oportunidade de visualizar o funcionamento mecânico da mesma, e a magnifica paisagem circundante que esta zona do país possui.

A barragem do alto de Lindoso é considerada a maior central de produção de energia hidroeléctrica do país, com uma produção média de 970 milhões de KWh, equivalente ao consumo anual de 440 mil pessoas. Esta encontra-se em funcionamento desde 1983. Esta barragem é do tipo arco-abóbora com um coroamento de 195 metros e uma altura de 110 metros. O edifício das máquinas encontra-se dividido por andares onde o ultimo andar está situado a 300 metros de profundidade. O seu elevador é o mais rápido da Europa e o segundo do Mundo, sendo apenas ultrapassado pelo CN Tower em Toronto, Canadá. Em 1992-1994 esta barragem foi premiada com um premio internacional “Puente de alcantara”, pelo seu bom desempenho.
Da parte da tarde, os alunos visitaram a ETAR responsável pelo tratamento das águas residuais da cidade de Braga, empresa pertencente à AGERE, que recebe águas domésticas de cerca de 160 000 habitantes, o que equivale a 30 000 m3 de água por dia, com uma média de 200 litros por habitante.

Na ETAR as águas passam por diversos processos de tratamento com o objectivo de separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente da água para que possa ser introduzida no meio ambiente.
Por fim, seguiram para a ETA de Braga, onde visionaram o processo de tratamento das águas fluviais utilizadas para abastecimento da população. A cidade de Braga tem cerca de 1200 km de canalizações que corresponde aproximadamente a duas vezes o comprimento de Portugal. O tratamento da água é feito à base de cloro, que é um óptimo desinfectante. O facto das águas canalizadas terem o gosto a cloro não significa que estejam impotáveis, pelo contrário, este é um bom indicador da boa qualidade da água.
Esta visita teve como objectivo aumentar os conhecimentos básicos acerca do funcionamento dos locais visitados.

Alexandra Oliveira, n.º1
Joana Mendes, n.º 13
9.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário