segunda-feira, 3 de maio de 2010

Objectivos para o Teste - 8º Ano

1 – MIGRAÇÕES

-Definir migrações; livro pág. 64
-Indicar factores atractivos e repulsivos que influenciam os movimentos migratórios; livro pág. 64
-Conhecer as causas que levam as populações a migrar, bem como alguns exemplos; livro pág. 64 à 66
-Definir e classificar movimentos migratórios quanto a: espaço geográfico, tempo/duração, tomada de decisão e relação com o Estado; livro pág. 67 e caderno diário
-Conhecer as consequências das migrações quer para as áreas de partida quer para as áreas de chegada; livro pág. 71 (esquema)
-Definir saldo migratório e crescimento efectivo; livro pág. 74
-Calcular, classificar e justificar o saldo migratório e o crescimento efectivo dos países; caderno diário
-Conhecer as várias fases da emigração portuguesa (época, destino dos emigrantes, causas e consequências): livro pág. 74 e 75
-Conhecer as 4 principais “vagas” da imigração em Portugal (época da vaga imigratória, origem dos imigrantes e ocupações no nosso país): livro pág. 76 e 77

2 – DIVERSIDADE CULTURAL

-Definir cultura; powerpoint
-Enumerar exemplos e elementos da cultura material e não material; powerpoint
-Definir identidade cultural; powerpoint
-Conhecer/reconhecer exemplos de factores de identidade cultural; powerpoint
-Definir fundamentalismo religioso; powerpoint
-Referir quais as principais ideias defendidas pelo fundamentalismo islâmico; powerpoint
-Indicar o nome do principal movimento fundamentalista islâmico, bem como o seu líder; powerpoint
-Distinguir os processos de assimilação, integração e inserção; powerpoint
-Conhecer e distinguir os três principais problemas resultantes das relações entre diferentes culturas: etnocentrismo, xenofobia e racismo; powerpoint
-Definir globalização; powerpoint
-Identificar os três factores responsáveis pela intensificação da globalização; powerpoint
-Indicar as vantagens e desvantagens da globalização; powerpoint

3 – ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA

-Definir povoamento; powerpoint
-Conhecer os três tipos de povoamento que existem; powerpoint
-Distinguir entre área urbana e área rural; powerpoint
-Indicar características do espaço urbano e características do espaço rural; powerpoint
-Explicar as relações de interdependência e complementaridade entre o espaço urbano e o espaço rural, indicando exemplos de bens e serviços que um fornece ao outro; powerpoint
-Conhecer os diferentes critérios de definição de cidade; livro pág. 104 e 105 e powerpoint
-Conhecer as condições para que uma localidade possa ser elevada à categoria de cidade em Portugal; livro pág. 104
-Conhecer e explicar a importância dos diferentes factores de localização das cidades, bem como exemplos de cidades para cada factor; livro pág. 106

OBSERVAÇÕES:
1ª - Na turma 8.º D não sai o ponto 3 dos objectivos "Áreas de fixação humana", pelo facto de que esta matéria ainda não foi leccionada.
2.ª - É necessário levar máquina de calcular para o teste.
3.ª - Estão disponíveis na reprografia os powerpoints utilizados nas aulas (não os coloco aqui para download porque são muito pesados).

BOM ESTUDO

Sem comentários:

Enviar um comentário